domingo, 30 de abril de 2017

Anexo 2 Aula 10

                  Essas últimas semanas estão sendo muito corridas. Reta final para o término do 1ºperíodo.
                Com muito sufoco e esforço estamos chegando ao final de um longo período. Período esse de novas descobertas, de novos desafios e de uma gama de conhecimento inexplicável. Além da enorme pressão, e que pressão. Mas tudo é por uma boa causa, formar profissionais capacitados e com uma boa formação para o mercado de trabalho e para o mundo educacional.
                Durante a última semana do mês de Abril, foi uma semana decisiva, pois não sabíamos o que abordar no artigo, passou vários temas e problemáticas nas nossas cabeças, mas nenhum que nos convencessem de que estaria bom de alguma forma.
                   Enfim decidimos abordar alguma temática relacionada a Paulo Freire. 
            Paulo Freire: educação e mudança. Como vemos nos dias de hoje a mudança frente a educação, e como a teoria de Paulo Freire colaboram nessa transformação. Abordando as teorias da libertação, da práxis e da conscientização.
                Estamos trabalhando nessa temática, pois aguçou uma curiosidade de como a teoria de Paulo Freire é mais que importante para nós educadores. 
                 


quarta-feira, 26 de abril de 2017

Anexo 1 Aula 10

Diante da tarefa proposta na ultima aula,que é uma artigo cientifico. Ficamos um pouco perdida em como começar algo por medo de errar, já que se trata de uma publicação autoral, ao qual faz parte sua didática, seus argumentos e sua abordagem.
É bastante importante sabermos lidar com o artigo, conhecendo bem o tema e a problemática a ser trabalhada.

Para escrever um artigo científico de qualidade é preciso ter primeiro um bom conhecimento sobre o método científico. Ao estudar determinado tema, você encontrou um problema interessante. Fez uma revisão bibliográfica e não encontrou a solução para este problema. Assim, você decidiu encontrar uma resposta. Elaborou um projeto de pesquisa, realizou a pesquisa e acredita ter encontrado uma solução adequada. Por fim, é preciso divulgar sua descoberta à comunidade acadêmica, para ser discutida e avaliada por outros cientistas (Barros e Lehfeld, 2007).

Sabemos que o caminho será árduo, mas acreditamos que no final conseguiremos atingir o objetivo.
Em um outra postagem colocaremos o nosso tema e a nossa problemática.

Até logo!!!

sábado, 22 de abril de 2017

Resumo aula 09

#RESUMO DA AULA 09


No dia 17 de março de 2017, dando continuidade a nossa expedição, nesta segunda fase  ficamos responsáveis por decifrar uma charada proposta pelo professor Fernando em seu blog (http://otapi2016.blogspot.com.br/). Ao decifrá-la saberíamos o local da nossa próxima aula que seria sobre o PADRÃO DE NORMATIZAÇÃO DA UFAL.


 Resultado de imagem para normatizaçao ufal



Eis a charada:

Em mim depositam todo o conhecimento.
Sou de todos e não sou de ninguém.
Do mais velho ao atual, me apresento e represento.
E para poder participar da próxima aula,
deverão descobrir meus subterrâneos.



Deciframos e descobrimos que a aula seria em uma das salas do subterrâneo da biblioteca. Ao lermos sobre o padrão de normatização da ufal o grupo do ultimo trabalho teriam que formular quatro perguntas/dúvidas referente ao Padrão,para tirarmos com umas das responsáveis pela organização do mesmo, já que a aula seria ministrada por ela.
A aula começou às 13 h 50 com a professora Helena Cristina Pimentel do Vale, dando dicas sobre a utilização de livros, conhecendo um pouco sobre a biblioteca e sobre as normas que utilizamos na elaboração de trabalhos acadêmicos. A aula foi bastante interativa e produtiva, pois tiramos duvidas e questionamentos, aprendendo mais sobre como utilizar regras na elaboração de trabalhos.