#RESUMO DA AULA 11
No dia 05 de Abril de 2017, depois de tantas semanas sem a aula de Organização do trabalho acadêmico e Projetos Integradores I, devido aos feriados. Nos organizamos em sala de aula em três tempo:
-Recapitular a disciplina;
-Avaliação da disciplina e do professor;
-Autoavaliação.
Ao recapitular as disciplinas:
Nós seres humanos somos inquietos a buscar sempre respostas, sendo sujeitos de nossa própria realidade. Essas respostas são traduzidas em conhecimentos: senso comum, filosófico, teológico e cientifico.
O conhecimento cientifico é o que é focado na universidade. Estamos na universidade para fazer ciência, não mais para repetir os conhecimentos. A partir da ciência conseguimos as respostas da inquietude. Chegando na organização do trabalho acadêmico, essa organização traduzimos em uma metodologia, para então partir para uma problematização, direcionando aquilo que vamos fazer enquanto universitários. A problematização é traduzida a partir de uma pergunta.
Temos que traçar objetivos a partir da problematização, esses objetivos são específicos e geral. Todo objetivo geral tem que responder aos questionamentos: Porque; Como; Para que. O objetivo geral começa sempre com um verbo no infinitivo: descrever, analisar...
Ao traçar os objetivos vamos definido a abordagem da investigação. A abordagem é o caminho metodológico ao qual a investigação será direcionada.
Tipos de abordagem metodológica:
-Estudo de caso;
-Pesquisa participante;
-Pesquisa ação;
-Etnografia;
-Pesquisa documental.
Essas abordagens indicam os tipos de coletas de dados e como esses dados serão analisados.
Na pesquisa utilizamos a coleta de dados para traduzir em conhecimento, até porque os dados pelos dados não vale de nada.
Os conhecimentos adquiridos em uma pesquisa podem ser particular ou público. Depois disso passamos para a etapa da publicação, que podem ser feitas em eventos ou periódicos, precisando seguir as normas, até porque a ciência não é uma coisa minha, mas sim é nossa, então é preciso ter o conhecimento epistemológico, para que o outro possa repetir o que já fiz com a sua própria abordagem ou testar o que abordei.
Avaliação da disciplina e do professor:
Formamos um grande circulo, ao qual através de uma dinâmica de grupo íamos repetindo o que o outro do lado estava fazendo de foma gestual, e assim ia passando para o próximo.
Depois dessa dinâmica alguns alunos tiveram a oportunidade de avaliar a disciplina e avaliar o professor.
Autoavaliação:
Nessa terceira etapa, através de seis perguntas formuladas pelo professor, iriamos responder e autoavaliarmos perante a disciplina. A última pergunta deveríamos postar no blog: Faça uma analise da disciplina à luz do artigo (pensando no conteúdo e não na estrutura/forma).
Depois desse momento o professor sentou com cada dupla para analisar o artigo e descrever os erros cometidos, ao qual iremos entregar o definitivo na aula seguinte do dia 12 de maio.
-Recapitular a disciplina;
-Avaliação da disciplina e do professor;
-Autoavaliação.
Ao recapitular as disciplinas:
Nós seres humanos somos inquietos a buscar sempre respostas, sendo sujeitos de nossa própria realidade. Essas respostas são traduzidas em conhecimentos: senso comum, filosófico, teológico e cientifico.
O conhecimento cientifico é o que é focado na universidade. Estamos na universidade para fazer ciência, não mais para repetir os conhecimentos. A partir da ciência conseguimos as respostas da inquietude. Chegando na organização do trabalho acadêmico, essa organização traduzimos em uma metodologia, para então partir para uma problematização, direcionando aquilo que vamos fazer enquanto universitários. A problematização é traduzida a partir de uma pergunta.
Temos que traçar objetivos a partir da problematização, esses objetivos são específicos e geral. Todo objetivo geral tem que responder aos questionamentos: Porque; Como; Para que. O objetivo geral começa sempre com um verbo no infinitivo: descrever, analisar...
Ao traçar os objetivos vamos definido a abordagem da investigação. A abordagem é o caminho metodológico ao qual a investigação será direcionada.
Tipos de abordagem metodológica:
-Estudo de caso;
-Pesquisa participante;
-Pesquisa ação;
-Etnografia;
-Pesquisa documental.
Essas abordagens indicam os tipos de coletas de dados e como esses dados serão analisados.
Na pesquisa utilizamos a coleta de dados para traduzir em conhecimento, até porque os dados pelos dados não vale de nada.
Os conhecimentos adquiridos em uma pesquisa podem ser particular ou público. Depois disso passamos para a etapa da publicação, que podem ser feitas em eventos ou periódicos, precisando seguir as normas, até porque a ciência não é uma coisa minha, mas sim é nossa, então é preciso ter o conhecimento epistemológico, para que o outro possa repetir o que já fiz com a sua própria abordagem ou testar o que abordei.
Avaliação da disciplina e do professor:
Formamos um grande circulo, ao qual através de uma dinâmica de grupo íamos repetindo o que o outro do lado estava fazendo de foma gestual, e assim ia passando para o próximo.
Depois dessa dinâmica alguns alunos tiveram a oportunidade de avaliar a disciplina e avaliar o professor.
Autoavaliação:
Nessa terceira etapa, através de seis perguntas formuladas pelo professor, iriamos responder e autoavaliarmos perante a disciplina. A última pergunta deveríamos postar no blog: Faça uma analise da disciplina à luz do artigo (pensando no conteúdo e não na estrutura/forma).
Depois desse momento o professor sentou com cada dupla para analisar o artigo e descrever os erros cometidos, ao qual iremos entregar o definitivo na aula seguinte do dia 12 de maio.
Parabéns pelo blog. Gostei bastante do visual e do conteúdo.
ResponderExcluirMuito obrigada professor.
ExcluirParabéns pelo blog meninas, está tudo muito organizado!
ResponderExcluirparabéns mesmo, tá muito legal!
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