sábado, 18 de fevereiro de 2017

Anexo 2 Aula 4


Slide


Metodologia da Pesquisa em Educação


A palavra Pesquisa

    Pesquisa é uma palavra que nos veio do espanhol. Este, por sua vez, herdou-a do latim. Havia em latim perquiro, que significava procurar; buscar com cuidado; procurar por toda a parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem, aprofundar na busca. O particípio passado desse verbo latino era perguisitum. Por alguma lei da fonética histórica, o primeiro r se transformou em s na passagem do latim para o espanhol, dando o verbo pesquisar que conhecemos hoje.
Os significados desse verbo em latim insistem na ideia de uma busca feita com cuidado e profundidade. Nada a ver, portanto, com trabalhos superficiais, feitos só para ganhar nota.

PORTANTO

Pesquisa é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.

A pesquisa está presente:
 *  no dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras;
 *  no desenvolvimento da ciência;
 *  no avanço tecnológico;
 *  no progresso intelectual de um indivíduo;

Um pouco da História da ciência

*Os primeiros conhecimentos científicos coincidem com a origem da humanidade, mas origem da ciência ocidental costuma ser situada na Grécia antiga
*No início: ciência confunde-se com religião
*Dos feiticeiros às experiências: observação, experimentações, conhecimentos acumulativos
*Sábios e sacerdotes: Mesopotâmia, Egito
*Primeiros cientistas ocidentais: filósofos gregos (Sócrates,  Tales, Platão, Aristóteles)
*Filósofo: “amigo do saber”
*Questionamento: “de que era feito o mundo?” – fogo, água, ar, terra
*Avanço no método científico: observação, dedução, tentativa de explicação...
*Invenção da escrita: permitiu a conservação das reflexões científicas nas bibliotecas (centros do saber)

Eles nunca desistem?
               Cientistas: Eternos Inconformados!

      Quem faz ciência não se conforma com o que lhe é dado, nem com as aparências. Sente uma vontade irresistível de aprender, entender e explicar.

Arquimedes
Galielu Galilei
Charles Darwin
Oswaldo Cruz

     Os cientistas dedicam muito tempo e trabalho às suas pesquisas. A vontade de descobrir, o desafio de encontrar novas metas ou melhorar o mundo são alguns dos motores da atividade científica.

De onde nasce a pesquisa: da estranheza do cotidiano.
A curiosidade é típica do ser humano (ser simbólico): queremos sempre ir além

Cientista: aquele que estranha o cotidiano e que formula um problema  para tentar resolvê-lo

Piaget: por que as crianças cometem sempre os mesmos erros?Freud: aprendi a olhar as mesmas coisas repetidas vezes até que elas começassem a falar por si mesmas

PESQUISAR:


Buscar o que não se sabe
Saber formular perguntas, projetar ações inusitadas
Fazer compreender, criar, dialogar, perguntar, escutar, refletir, transformar, ousar o novo, descentrar-se, ultrapassar, inventar, intervir,organizar, sistematizar dados, interpretar, exercer a interdisciplinariedade

Criança=cientista

O que e necessário para fazer Ciência?

As primeiras ferramentas dos cientistas foram o senso comum e alguns rudimentos de cálculo e geometria. Depois se incorporaram sem cessar novas técnicas e novos instrumentos
Século XVI – invenção do telescópio e do microscópio
Desenvolvimento da navegação, astronomia, cartografia (importância dos árabes e chineses)
Revoluções científicas: eletricidade, átomo, genética, computadores, satélites artificiais... 

Para que serve a ciência?

Para satisfazer a curiosidade
Para melhorar a qualidade de vida
Para viver mais
Para evitar desastres naturais
Para ampliar nossos horizontes
Para nosso prazer
Entretanto... a ciência torna-se extremamente nociva e atrapalha o bem- estar da humanidade quando passa a atender os interesses econômicos e políticos de pequenos grupos, em vez de trabalhar para o bem  coletivo .

Onde se faz a ciência? 

Faz-se ciência em quase todos os lugares do planeta, dos mais povoados aos mais desertos, e com objetivos muito diferentes. Quase todos os avanços repercutem mais cedo ou mais tarde em nossa qualidade de vida...
Universidades, laboratórios, hospitais, observatórios, bibliotecas, museus, empresas, escavações ao ar livre, bocas de vulcão, conversando com pessoas, submarinos, escolas, florestas, desertos, praias... 


Gostarias de ser um cientista?

Há carreiras promissoras, mas lembra-te de que, para ser bom, em qualquer uma delas, é preciso estudar e ter uma boa formação. Por isso, é fundamental escolher tua carreira de acordo com tuas preferências e aptidões pessoais.
Acostuma-te a ler;
Estuda com método;
... E continua estudando com ousadia e criatividade;
Algumas etapas: graduação, pós-graduação lato sensu, pós-graduação strico sensu (mestrado, doutorado, pós-doutorado)

A escola como campo de pesquisa

Como olhar a escola?
O que nos chama atenção?
Diante do que já lemos e estudamos, que questões queremos fazer para compreender a escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário