quinta-feira, 30 de março de 2017

Anexo 3 Aula 7

Colocando em prática o que estudamos na aula sobre metodologia cientifica, teríamos que fazer um fichamento do seguinte texto: As pesquisas denominadas “estado da arte disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf



FICHAMENTO

Aline Silva Salles

FERREIRA, Norma S. de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n° 79, Agosto/2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2017.

“Nos últimos quinze anos tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação “estado da arte” ou “estado do conhecimento”. Definidas como de caráter bibliográfico, elas parecem trazer em comum o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários”. (FERREIRA, p. 258)
Comentário
Inicialmente a autora vem com a proposta no texto falando as definições e importância do estado da arte e suas dimensões no conhecimento e produção acadêmica.

“Essa compreensão do estado de conhecimento sobre um tema, em determinado momento, é necessária no processo de evolução da ciência, afim de que se ordene periodicamente o conjunto de informações e resultados já obtidos, ordenação que permita indicação das possibilidades de integração de diferentes perspectivas, aparentemente autônomas, a identificação de duplicações ou contradições, e a determinação de lacunas e vieses”. (SOARES, 1987, p. 3  apud  FERREIRA, p. 259)
Comentário
Tudo isso nos leva a crer que ao buscar as pesquisas, é necessário um conhecimento a mais sobre o determinado tema, criando uma ordenação desde a coleta de informações até os resultados obtidos permitindo assim a veracidade dos dados.

“A universidade, segundo a autora, deixa de ser instituição social para ser vista como organização social, definida por uma prática que se caracteriza pela instrumentalidade e cujo reconhecimento e legitimidade são definidos pela idéia de eficácia e sucesso (quantidade de resultados em curto espaço de tempo)”. (p. 260)
Comentário
O mundo da universidade passa a ser visto com outro olhar , moldando sua posição na sociedade contribuindo para o todo, conquistando através do sucesso, uma qualidade de serviços prestado a comunidade de forma rápida e eficaz.

“De qualquer maneira, os catálogos se instalam criando condições para que maior número de pesquisadores interessados em temas afins estabeleçam um primeiro contato, recuperem determinado trabalho, possibilitando a circulação e intercâmbio entre a produção construída e aquela a construir”. (p. 261)
Comentário
Os catálogos tornam-se um facilitador da vida acadêmica e profissional, que através das trocas de informações os pesquisadores vão afunilando suas pesquisas com o propósito de publicá-las de maneira coesa e de fácil compreensão.

“Além da indicação bibliográfica de cada trabalho, acrescentou-se um resumo, de caráter informativo, para promover a divulgação e facilitar o acesso a esses estudos. O crescimento da literatura científica transformou os resumos em instrumentos indispensáveis, na medida em que sua inserção em catálogos e bases de dados agiliza, em muito, a atividade de seleção em busca bibliográfica de todos aqueles que se dedicam ao estudo e à pesquisa. Para que desempenhem este importante papel é necessário, no entanto, que sejam objeto de elaboração cuidadosa”. (GARRIDO, 1993, p. 5 apud  FERREIRA, p. 262)
Comentário
Os resumos servem de guia para o leitor e o pesquisador sobre determinado tema que será pesquisado, na medida em que for crescendo a literatura acadêmica, o resumo torna-se papel indispensável nas atividades corriqueiras, pois é um facilitador na busca bibliográfica apresentando o corpo da pesquisa.

“Essas diferenças, singularidades entre resumos de uma mesma pesquisa e entre os que formam o conjunto do corpus de um determinado catálogo, são explicadas pela maleabilidade e pela relativa estabilidade do gênero, pela possibilidade de alteração que cada gênero oferece de acordo com as necessidades, interesses e condições de funcionamento dos grupos sociais que o utilizam e, no caso, de um autor particular em uma dada situação comunicacional”.  (p. 264)
Comentário
Há diferentes formas de resumos, essas diferenças ou singularidades fazem com que a pesquisa indique o rumo para qual irá abranger a necessidade ou possibilidade de mudança em determinado grupo social, ficando a critério do autor essa alteração.

“(...) Os resumos ampliam um pouco mais as informações disponíveis, porém, por serem muito sucintos e, em muitos casos, mal elaborados ou equivocados, não são suficientes para a divulgação dos resultados e das possíveis contribuições dessa produção para a melhoria do sistema educacional. Somente com a leitura completa ou parcial do texto final da tese ou dissertação desses aspectos (resultados, subsídios, sugestões metodológicas etc) podem ser percebidos (...)”. (MEGID, 1999 apud  FERREIRA, p. 266)
Comentário
O resumo nada mais é que uma forma de conteúdo sintetizada, uma apresentação do tema do texto ou artigo a ser publicado, mostrando de forma sucinta conceitos, objetivos e informações a cerca da pesquisa. Mas é necessário que o autor/leitor não se detenha apenas aos resumos, pois para uma melhor elaboração ou leitura textual e imprescindível o detalhamento e aprofundamento do tema a ser abordado.

“É possível ler em cada resumo e no conjunto deles outros enunciados, outros resumos, outras vozes, e perceber a presença de certos aspectos significativos do debate sobre determinada área de conhecimento, em um determinado período. A possibilidade de leitura de uma História pelos resumos que sabemos não poder ser considerada a única, tampouco a mais verdadeira e correta, mas aquela proposta pelo pesquisador do “estado da arte”; pode ainda ser resultado da compreensão das marcas deixadas pelos autores/editores em cada resumo e do estabelecimento de relações de cada um deles (resumo) com outros, e também com uma bibliografia que extrapola a da produção de dissertações e teses”. (p. 270)
Comentário
O resumo dá a possibilidade para o pesquisador uma leitura compreensiva do texto, que mesmo não sendo considerada única e abrangente, pode ainda através desse resumo fazer correlações com conhecimentos de outros autores destinados a mesma produção da pesquisa.
















4 comentários:

  1. Foi muito bom esse texto,na verdade o que nos confundiu foi "como organizar o fichamento ?".

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  2. Como vai a construção do artigo? Nos contem um pouco sobre como estão indo! Atualizem fazendo uma postagem sobre isso.

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