sábado, 11 de março de 2017

Resumo Aula 04

 #Resumo Aula 04



      A aula iniciou com uma pequena atividade utilizando o dicionário, onde devíamos encontrar o significado de 6 palavras: Nortear, Interdisciplinar ,Diretriz ,Intervenção ,Contexto e Ressignificar. Após isso o professor parabenizou a turma pela realização dos vídeos sobre os tipos de conhecimentos na semana passada, dando um pequeno destaque para o grupo que ficou responsável pelo senso comum, mas nem tudo foram flores, houve uma pequena puxada de orelha em relação às atualizações dos blogs que estavam demorando a acontecer.
     Terminando os avisos o professor passou para nós uma pequena atividade a ser realizada pela dupla, onde nós devemos assistir os quatro vídeos e listar as características dos tipos de conhecimentos e colocar em uma tabela (segue em anexo).
E finalmente chegamos a melhor parte da aula, o tema que iremos estudar hoje:

Metodologia da Pesquisa em Educação

        Ele iniciou a apresentação com uma citação para reflexão do livro de Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia:

“... Apesar de todas as questões filosóficas dizerem respeito a todos os homens, nem todos os homens se tornam filósofos. Por diversos motivos, a maior parte está presa de tal forma ao quotidiano que o espanto perante a vida é muito escasso. (Descem para a pele do coelho, acomodam-se e permanecem lá em baixo para o resto da vida). Para as crianças, o mundo – e tudo o que existe nele – é uma coisa nova, uma coisa que provoca estupefação. Os adultos não o vêem assim.” Página 30-31.
   
    Como reflexão, não se acostumem com esse mundo, porque para fazer ciência precisamos de filosofia,  admirarmos tudo que está a nossa volta, buscando questionamentos e problematizando  o que ocorre no mundo em que vivemos. Ser uma pessoa que consegue enxergar que no processo educativo existem elementos que precisam de nossa intervenção. Aí surge a seguinte pergunta:

Eu vou sair do curso “pedagogizada”, alguém que sabe tudo do curso, ou, alguém que critica o mundo?

       Que você seja capaz de nesse curso não se iludir com a leitura de tanto texto achando que você sabe tudo, precisamos de profissionais capazes de dar o melhor de si com a parcela de contribuição, nessa sociedade que tanto grita por nós.

     Então para criticar o mundo devemos conhecê-lo e na maioria das vezes precisamos fazer uma pesquisa para assim explorar os mistérios do nosso planeta, e como sempre temos perguntas dentro das nossas "cacholas", então a pesquisa vive conosco todo dia.
Exemplo: Quando você pergunta onde é uma avenida para alguém, nesse exato momento está ocorrendo uma pesquisa, pois você esta realizando uma investigação feita com o objetivo de obter um conhecimento específico.

     Surge então um texto para discutir da Ementa do Anexo I (Texto de leitura da aula anterior), criando um novo paragrafo sobre o que entendemos por Projetos Integradores I:

Ementa: Elemento integrador das disciplinas de cada semestre letivo, estruturado a partir de atividades interdisciplinares; como componente do Eixo Articulador, terá como objetivo principal a reflexão sobre os elementos da prática pedagógica no contexto da divisão social e técnica do trabalho escolar, com base nos saberes envolvidos na formação do/a pedagogo/a, por meio da observação e investigação da realidade educativa, em especial da Prática Pedagógica.
É um dos componentes do Eixo Articulador é elemento integrador das disciplinas de cada semestre letivo, estruturado a partir de atividades interdisciplinares, num processo de crescente complexidade. É uma proposta interdisciplinar entendida como um processo, não podendo se caracterizar como uma disciplina no seu sentido tradicional.

Novo paragrafo:

        Projetos integradores é uma proposta pedagógica ao qual reúne elementos essenciais para cada disciplina interligadas através de atividades comuns, desenvolvendo atividades práticas com embasamento em conceitos e fundamentos teóricos visto em sala de aula.

       Depois que discutirmos sobre tudo isso chegamos ao ponto em que temos a escola como fonte de pesquisa: como olhar a escola? O que nos chama a atenção diante do que já estudamos? Quais questões temos que fazer para compreender a escola?

Resultado de imagem para interrogaçoes


Pensando nisso nós teremos duas atividades: uma pesquisa em uma determinada escola, utilizando uma entrevista (com diretora/coordenadora pedagógica) selecionada por perguntas elaboradas com embasamento nas teorias das outras disciplinas que estudamos. E outra atividade é referente a um tipo de pesquisa (que segue em anexo), ao qual os grupos formados irão apresentar de forma criativa no dia 03 de Março. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário